BLOG: FALE UM POUCO DAS DIFICULDADES E DA MAIOR CONQUISTA DA ESCOLA NA SUA GESTÃO?
DIRETOR: Uma das maiores conquistas da escola Padre Pedro Hermans, a partir do ano de 2009, foi ter superado o obstáculo do descrédito quando passava uma imagem negativa e de incapacidade de vencer situações desafiadoras, e organizado um trabalho em equipe. Reconhecemos entretanto, para tal sucesso, o esforço dos professores, do pessoal de apoio, dos funcionários da secretaria escolar, dos pais e dos alunos. Até esta data, eram poucos aqueles profissionais que ousaram trabalhar nesta instituição de ensino. Principalmente no periodo que corresponeu os anos de 1998 a 2004, marcado pelo contexto das drogas e da violência no Bairro da Pranchinha que se refletia diretamente no dia-a-dia da escola, segundo falas de funcionários mais antigos. Apesar de, ainda, se configurar o contexto de pobreza, desestruturação familiar e desigualdade social no bairro, que lidera os indices de rgistros de ocorrencia relacionado a droga, delinquência, violências - só para se ter uma ideia, no ano de 2008 até o mês de junho, a escola foi alvo de pelo menos 7(sete) átos de violência incluindo arrombamento, furto de bens permanentes, vandalismo ao patrimônio - Entretento, tais casos reduziram-se significativamente e não são observados no interior da escola em 2009 e 2010.
BLOG: DESCREVA UMA SITUAÇÃO QUE CARACTERIZAVA ESSA SITUAÇÃO DE DESCREDITO NA ESCOLA
DIRETOR: Houve casos em que MATRICULAR-SE Na escola passou a significar objeto de punição para alunos de familia de melhor poder aquisitivo de Mocajuba, quando esses alunos, demonstravam aos pais desinteresse pelo estudo, como eu mesmo Antonio Braga observei no ano de 2009: "professor eu já avisei o meu filho que se ele não passar de ano vou leva ele pra estudar no padre pedro. ele tem munto medo daquela escola, ele disse que só tem gente da pesada lá" disse a mãe de um aluno. A descrença e o medo de estudar na escola Padre Pedro, não é demonstrado apenas por pessoas mais simples que reproduzem a imagem negativa da escola. O temor é bagagem carregada também, por uma parcela significaiva de profissionais da Rede Municipal de Ensino, que se recusam a prestar serviço nesta escola.
BLOG:COMO FOI ACEITAR O CONVITE PARA ADMINISTRAR A ESCOLA PADRE PEDRO HERMANS EM 2009 E 2010?
BLOG:COMO FOI ACEITAR O CONVITE PARA ADMINISTRAR A ESCOLA PADRE PEDRO HERMANS EM 2009 E 2010?
DIRETOR: Quando da indicação do nome para administrar a escola, em dezembro de 2008, nenhum dos colegas presentes demonstrou interresse pelo colégio. Trabalhar aqui quase sempre foi a segunda opção.
Devo admitir aos senhores que em parte, só cheguei a administrador escolar por que o colégio Padre Pedro Hermans era naquele momento a escola que estava faltando gestor. Por outro lado, era desafiador o cenario que se apresentava à escola. E isso me levou a encarar o desafio de assumir a escola com os maiores problemas de evasão, repetência, violência de Mocajuba e encontrar alternativas que minimizassem a questão.
BLOG: CITE ALGUMAS ATITUDES E AÇÕES TOMADAS PARA SUPERAR OS PROBLEMAS.
DIRETOR: A grande sacada do trabalho nesta escola foi de não se tornar um estranho no seu interior e na comunidade, isso acabou passando uma imagem de confiança, e de credibilidade da comunidade para a escola e da escola para a comunidade, fazendo-os sentirem-se parte da escola. A consequência desse comportamento nos fez maiores. Conseguimos diminuir a evasão, a repetência e aumentar o nº de matriculas.
DIRETOR:
Estabelecemos parcerias com a comunidade, realizando multirões de limpeza e cidadania; promovemos torneios esportivos, criamos o aluno superação, que elege o melhor aluno da escola, criamos o projeto musica na escola, que possibilita noções basicas de musica e o manuseio de instrumentos; realisamos e vencemos a feira de ciencias Municipal em 2009, de 1ª a 4ª série e fomos vice nas demais modalidades; resgatamos a educação de Jovens e Adultos com melhor rendimento no ano de 2009; Criamos o projeto aula lá fora, com palestras nas quartas feiras de temas gerais, coordenado inicialmente pela professora Nete e atualmente pela professora Ray e a professora Leuza, enfim, resgatamos a imagem positiva da escola da época de sua fundação em 1992, quando tinhamos um contexto socio-economico favorável proporcinado ainda pela cultura da Pimenta-do-Reino e o baixo êxodo rural do periodo.
DIRETOR:
Paciência e persistência. Penso que tudo na vida tem que haver uma razão. Voçê precisa de um objetivo para ser no mundo e não apenas estar no mundo. Fazer a diferença nem que seja pra você mesmo. E a grande diferença para mim foi mostrar para todos que é possivel fazer mudanças, que as coisas acontecem quando voçê acredita nas pessoas, e as motiva a fazer não porque você quer, mas por que elas começam a compreender que é possivel e necessário.